Quem sou eu

Minha foto
Blog para apresentação de textos e desenvolvimento de práticas relacionadas à produção, manipulação, seleção, gerenciamento e divulgação de trabalhos de confecção de textos dos alunos e alunas do Professor Dr. Erivelto Reis, mediador, orientador e coordenador das atividades desenvolvidas no Blog, que tem um caráter experimental. Esse Blog poderá conter textos em fase de confecção, em produção parcial, em processo de revisão e/ou postados por alunos em fase de adaptação à seleção de conteúdo ou produção de textos literários.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


O que fazer nas férias?
            Ao término de cada ano sempre me pergunto o que faremos nas férias. Desde que me casei, há sete anos, não consigo me organizar a para que seja férias pensadas, com previsão, mas confesso que nunca conseguimos nos organizarmos. Mesmo sem essa organização, aconteceram até hoje, excelentes passeios e talvez não seria melhor se fosse organizados, segundo Viviana Malta (esposa)   “se organizarmos, estraga”, levando em consideração que o espontâneo é mais gostoso é melhor.
            Considerando que à três anos temos um filho, completando perfeitamente a nossa família, os passeios de férias passaram a ser priorizados para ele, como teatros infantis, parques aquáticos, entre outros. Mas também temos que levar em conta a parte financeira, pois se depender do João Bento de certo gastaríamos o orçamento do ano inteiro em um único mês, de acordo com ele “só papai passar no banco e pegar o dinheirinho pra passear”.
            As férias independentes de organizada ou não, sempre são muito especiais, pois é um momento que reunimos a nossa família para um momento de entretenimento. Sabendo ou não o que irá acontecer sempre é um momento muito esperados, não só por minha família, como por muitas outras.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SANTOS, Jonas Alvino dos. Oficina 2012: matemática para sempre. Rio de Janeiro: FEUC/FIC,2012.
  

Por JONAS ALVINO

Postado por Ionára Carraro 5º P. de Letras - Português/Literaturas


Panorama do 2º Semestre de 2012, Rio de janeiro.

Não adianta apenas tirar os "vestígios do descaso público" do ponto A para que posteriormente eles passem para o ponto B, e continue esse "pique pega" que não tem fim. Se temos esta visão dos usuários de drogas hoje - que vivem à beira das estradas, afetando e provocando contra a segurança de outrem - é porque muita coisa que deveria estar sendo feita para EVITAR, IMPEDIR que seus ESTÍMULOS estivessem circulando livremente, e tendo fácil acesso, tanto em termos espaciais quanto financeiros - visto a quantidade do material que circula - não está sendo feita. A "sujeira" de hoje é "apenas" reflexo de algo muito maior. As casas de recuperação que deveriam cumprir com seus objetivos, servem, infelizmente, em todo caso, somente para EXILAR O PROBLEMA. E quanto este, por sua vez, não vem a aceitar tal destino, passa a se tornar um problema maior ainda. Mas que em todo caso, está destinado a ser eliminado, como qualquer matéria infectuosa, desconsiderando-se o fato desse problema ser um/a homem/mulher, que assim como é agente de seu destino, também é vítima do meio em que vive, assim como todos aqueles que, apesar de não compartilharem dos mesmos diagnósticos, são afetados pelos mesmos problemas.


Por FABRÍCIO MEDEIROS 
1ºHISTÓRIA, FEUC, 2012.

Postado por Ionára Carraro 5º P. de Letras - Português/Literaturas.
Nossa Rotina

A vida é dura, na medida em que o pobre de seu trabalho pouco desfruta.
Na escola seus filhos ficam; sua mulher, ora trabalha, ora cuida do lar.
O pobre só faz trabalhar, trabalhar.

Pra bom trabalhador pouco tempo basta
Pra produzir o dinheiro que lhe paga.
Mas ao seu patrão todo o "restante" do mês importa
Visto que sua conta só engorda.

As coisas funcionam desse jeito
Ninguém tem respeito!
E das desigualdades, pele escura, bolso vazio, estômago oco...
O homem cada vez mais quer tirar proveito.

Por Fabrício Ferreira
1ºHISTÓRIA, FEUC, 2012.

Postado por Ionára Carraro 5º P. de Letras - Português/Literaturas