1
FEUC - Fundação Educacional Unificada Campo-Grandense.
FIC - Faculdades Integradas Campo-Grandenses.
Luís Guilherme Rasch Oliveira – 3º Período. BSI – Manhã.
Expressão oral e escrita.
PROF. ERIVELTO REIS
Dissertação sobre o tema: “Para o Brasil mudar falta...”.
Brasil, o país que não precisa de mais nada.
Um país que tem tudo. O que mais pode precisar um país como o Brasil? Um país é feito principalmente pelo seu povo, que tem um imenso poder de trilhar o rumo do futuro de sua pátria. Do que ainda pode necessitar um país como esse? Lindo, extenso e com recursos de sobra, é difícil acreditar que num lugar assim ainda haja tanto sofrimento e desigualdade entre os seus compatriotas. O Brasil deveria aparecer para o mundo impondo o respeito que uma nação apaixonada tem por seu país e o amor que se tem pelo próximo, o povo brasileiro de fato acordou para as mudanças de que seu país tem que sofrer. Só que ainda falta muito mais que isso para que os resultados realmente possam aparecer. Tecnicamente pode-se dizer que o Brasil necessita de uma grande reforma político-administrativa em toda sua gestão, desde o principio da hipocrisia governamental, onde as leis voltam-se ao lado teórico e não ao prático de suas consequências ao correto investimento de seus lucros, como por exemplo, nas áreas do conhecimento cientifico e da educação e também a necessidade da redução da carga tributaria e dos salários dos políticos brasileiros. Estes são com toda certeza pontos que tem que ser corrigidos no nosso país, porém não é tudo de que ele necessita. O que tanto o Brasil quanto qualquer outro país precisa ter é amor, amor por parte dos seus representantes para que possam zelar pela população, ter amor com as crianças, que são o futuro do nosso país. Ter a atenção da população voltada para o futuro de sua nação. Ter opinião própria, ter a capacidade de refletir sobre o que realmente acontece em seu país, ter voz crítica quando acha que deve se manifestar. O Brasil já tem tudo o que precisa para ser um país melhor, só falta querermos que ele mude e apenas nos resta por a mão na massa para ver as mudanças ocorrerem, só falta a atitude de todos os brasileiros, pois muitos já acordaram, mas ainda faltam muitos para acordar, o Brasil precisa muito do Brasil, melhor ainda precisa muito dos brasileiros.
2
Rogéria Freitas de Souza
Curso: Pedagogia
2º semestre
Expressão oral e escrita.
PROF. ERIVELTO REIS
Embora o Brasil ocupe um dos melhores lugares no ranking da economia mundial, para melhorar falta acabar com esse mal que assola o país do Oiapoque ao Chuí, a corrupção. Ultimamente ela parece estar se generalizando, atuando, não só no meio político, como também nos demais segmentos da sociedade, graças à impunidade.
Entretanto, é público e notório que, desde os períodos colonial e imperial, a impunidade faz-se presente no país, fato que pode ser comprovado através de relatos e documentos oficiais. Dificilmente, tanto antes como agora, será colocado no banco dos réus e, muito menos ainda, será punido um homem rico e influente.
Escândalos, propinas, viagens, licitações ilícitas, enfim, todo tipo de abuso com o dinheiro público que é usado, não para o bem de todos, mas para enriquecimento e proveito pessoal de alguns.
São vários os fatores que contribuem para que os corruptos não sejam punidos, porém, acima de tudo, está a falta de controle e o desinteresse por parte da população.
Como a ocasião faz o ladrão e, por estas bandas não há punição, a máxima: o crime não compensa parece não se aplicar ao Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário