O Rio de Janeiro conta com 29 bibliotecas populares municipais e uma Biblioteca Volante, localizadas em diversos bairros da cidade, que oferecem à população acesso à literatura e à internet, incentivando a leitura e a inclusão digital. Nas bibliotecas também são realizadas narrações de histórias e exposições de livros, e são oferecidos cursos e oficinas de música, arte e dança. Os nomes dos patronos das bibliotecas foram escolhidos para prestar homenagens a personalidades da literatura e da história brasileiras.
| CENTROS CULTURAIS
Os centros culturais da Prefeitura do Rio são espaços que se propõem a produzir e difundir as diferentes formas de expressão artística, como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema. Esses equipamentos realizam e acolhem projetos de artistas reconhecidos e de novos artistas, promovendo uma interação maior entre a produção cultural da cidade do Rio de Janeiro e os cariocas. Os centros culturais municipais também promovem palestras e oficinas, que atendem a crianças, jovens e adultos e misturam atividades de iniciação e qualificação. Contribuem ainda para fomentar o turismo cultural, apresentando ao visitante do Rio um retrato das expressões artísticas locais e a possibilidade de contato direto com artistas e manifestações da cultura carioca. Além disso, como estão estabelecidos em edificações de valor histórico e arquitetônico, asseguram a preservação da memória e a sustentabilidade do patrimônio da cidade.
|
| ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Rua Amoroso Lima, 15 - Cidade Nova Tels: (21) 2273-3141 / 2273-4582 Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro é o gestor da política de arquivos e do sistema de memória da cidade. O equipamento oferece um acervo formado por documentos manuscritos e impressos, iconográficos e audiovisuais que permitem a reconstituição de importantes momentos da História do Rio de Janeiro e das freqüentes intervenções realizadas no seu território físico e social ao longo dos mais de 400 anos de evolução urbanística.
O Arquivo da Cidade mantém um patrimônio de valor inestimável para a afirmação da identidade cultural da população brasileira e carioca.
|
POSTADO POR IONÁRA CARRARO
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário