Quem sou eu

Minha foto
Blog para apresentação de textos e desenvolvimento de práticas relacionadas à produção, manipulação, seleção, gerenciamento e divulgação de trabalhos de confecção de textos dos alunos e alunas do Professor Dr. Erivelto Reis, mediador, orientador e coordenador das atividades desenvolvidas no Blog, que tem um caráter experimental. Esse Blog poderá conter textos em fase de confecção, em produção parcial, em processo de revisão e/ou postados por alunos em fase de adaptação à seleção de conteúdo ou produção de textos literários.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Gêneros Textuais e suas gerações

Gêneros Textuais e suas gerações

            Os gêneros textuais são os meios que utilizamos para nos comunicar, seja na fala ou na escrita. Hoje em dia, temos substituído a carta pelo e-mail, justamente por facilitar e agilizar a comunicação. Em um Blog, por exemplo, há trocas de informações e de experiências entre os que desenvolvem a notícia para postar e os que precisam das informações para fazer um trabalho escolar, ou então, para adquirir conhecimentos pessoais. Contudo, é válido lembrar que na internet há um livre acesso, onde qualquer pessoa, com conhecimentos linguísticos e culturais ou não, torna-se uma blogueira. Isto quer dizer que estamos expostos a conteúdos de níveis baixos, ou até mesmo, completamente errados. Portanto, é nesta questão que professores de Língua Portuguesa e Literaturas têm que interagir com as ferramentas tecnológicas e buscar orientar seus alunos em sala de aula. Já que os computadores têm invadido aulas conceituais e práticas, esta pode ser a forma de juntar o interesse dos alunos nas ferramentas com os conteúdos gramaticais. Os educadores também precisam interagir com os sites onde a presença do aluno é constante, assim haverá diálogos uniformes entre as gerações.

Enviado por Emilly Rocha - Produção Textual - Manhã - 3º período - Prof. Erivelto Reis - 2012.1


OS GÊNEROS

Os gêneros textuais estão presentes no dia a dia, como e-mail, blog,cartas, jornais, poesias, cônicas e artigos. Esses gêneros conhecemos, assim nos adequamos se um texto será formal ou informal.Na oralidade temos o cuidado com o falar de acordo com o ambiente, podemos chamar de metagenérico ou seja através de vários gêneros.
Com a leitura adquirimos conhecimentos de vários gêneros, quanto mais se lê, mais se conhece a que gênero pertence o texto, chamamos de metatextual, através de vários textos.
O blog nos dá a interatividade entre o escritor e o leitor, é uma excelente ferramenta tecnológica que pode ser utilizado como um método de ensino e avaliação. O pesquisador deve estar atento às notícias e fatos importantes que estão acontecendo no mundo, relacionado a sua área de interesse e daqueles que irão ler. O blog contribui tanto para o pesquisador quanto para o leitor, ambos adquirem novos conhecimentos e informações importantes para sua formação.
O professor de português e literaturas é peça fundamental no domínio da linguagem e das ferramentas; pressupõe que este seja um pesquisador, que tenha conhecimento necessário para ser o orientador de seus alunos.

Enviado por Lúcia Maria - Produção Textual - Manhã - 3º período - Prof. Erivelto Reis - 2012.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário