FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES
Plano de aula
DISCIPLINA
LECIONADA
|
ESCOLA
– U.E
|
|
SEGMENTO
|
NÚMERO DO PLANO DE AULA
|
|
SÉRIE
|
Nº DA TURMA
|
BIMESTRE / SEMESTRE
|
PROFESSOR
|
TEMA
|
|
DATA
|
COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A) /
PROJETO
|
|
Objetivos em termos de competência e habilidades:
|
||
Desenvolvimento:
|
||
Recursos:
|
||
Cronograma: para a aula e para execução do conteúdo
relativo ao tema
|
||
Forma de Avaliação:
|
||
Referências bibliográficas:
|
Professor Regente:
Data:______________________
DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA
Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do
conhecer:
• Conhecimento
– Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir,
reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo
OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo
não se repete verbo. (+ ou – 5)
COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da
COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a
apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma
parte/capítulo.
METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica
(Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme,
documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor,
elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos,
resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos
instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).
AÇÃO
DIDÁTICA –
Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala
de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:
Primeiro
Momento
Segundo
Momento
Terceiro
Momento
HABILIDADES – O que o aluno deverá
desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo,
terminado em MENTO ou AÇÃO.
AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será
avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR –
CANTA. (+ ou – 3)
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se
teve o embasamento para a aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário