ALGUNS
CONCEITOS ELEMENTARES EM PESQUISA
Prof. Me. Erivelto Reis
Objeto – (Corpus) A obra (Literatura – Poesia,
crônica, conto, romance) que será investigada, pesquisada, analisada
atentamente segundo critérios científicos;
Apoio (s)
Teórico (s) – (Teoria Literária) –
Texto (s) teórico (s) – não-ficcional (is) – que pode (m) e deve (m) ser
utilizado (s) para interagir com o corpus e provar, demonstrar ou sustentar a
hipótese problematizada pelo pesquisador;
Objetivo – O que o trabalho acadêmico-científico para
a realização da pesquisa deseja provar. Pode ser único ou combinado. Assim, uma
pesquisa poderia se constituir de objetivo geral (aquele que contém, o mais
genérico), o que situa a pesquisa (período literário, autor, obra, contexto
histórico, sociológico, filosófico, metodológico) e objetivo específico (o que
o pesquisador elegeu como problema dentro do objetivo geral);
Justificativa – Que características seu trabalho de
pesquisa possui que possam interessar aos demais pesquisadores. O que poderia
representar o seu trabalho como avanço científico na área em que ele se
realiza.
Problema – Estabelecido a partir do seu objetivo
específico. É uma pergunta. Em verdade, é a problematização que motiva a
investigação e a hipótese que o pesquisador constrói.
Hipótese – Resposta ao problema. Essa resposta é
construída a partir da demonstração das teorias com as quais o texto analisado
se relaciona e da análise pormenorizada do objeto. Naturalmente, o pesquisador
se esforçará para analisar e aproximar o seu corpus das teorias relacionadas ao
texto com a finalidade de confirmar sua hipótese. A hipótese negativa é uma
variação não-convencional, mas que pode ser feita para negar uma teoria
anterior. O mais comum é que os pesquisadores englobem, aprofundem, condensem e
expandam suas teorias para superar teorias e hipóteses com as quais não
concordam.
Linha de
Pesquisa – O pesquisador deve ter
em mente que o seu trabalho deve estar em sintonia com a linha de pesquisa da
Instituição para a qual pretende ingressar ou pela qual pretende defender a
titulação. Um bom texto, uma boa pesquisa em uma área que não comporte a linha
de pesquisa proposta, pode fazer com que o pesquisador perca seu trabalho ou
com que não consiga sua titulação. A
linha de pesquisa está contida dentro da área do conhecimento.
Área do
conhecimento – É o grande grupo das
ciências e suas ramificações.
Programa – Dentro das Faculdades, cada área
corresponde a um programa com objetivos, metas, direção e coordenação próprias:
Letras Vernáculas (Literatura portuguesa, Literatura brasileira e Literaturas
africanas); Letras Neoclássicas (Inglês, Espanhol, Francês), Ciência da
Literatura (Literatura comparada, Crítica Literária). Assim, em Letras
vernáculas, Literatura Portuguesa Contemporânea a linha de pesquisa seguida por
um determinado pesquisador podem ser os Estudos sobre a ficção a partir da
análise das questões relacionadas à História e à Memória do Trauma da Guerra
Colonial em África.
Modalidades
de Pesquisa – Pesquisa
bibliográfica (obras como objeto de análise e teorias encontradas em
referencial teórico-bibliográfico) e pesquisa de campo (o pesquisador levanta
dados obtidos in loco);
Abrangência
da Pesquisa – A pesquisa é
qualificada de acordo com sua abrangência e, a partir daí, indica o nível ao
qual o pesquisador pertence. Deve ser realizado predominantemente sobre, acerca
de temas, metodologias, sistemas e abordagens diretamente relacionados aos
domínios da sua área.
Titulação e
Nível de Pesquisa – Lato Sensu (Tematização mais
genérica, duração de um ano), conhecida como especialização. Tem duração de 360
horas e período de conclusão previsto para um ano. Stricto Sensu (Mestrado – 2 anos a 2 anos e meio; doutorado – 4
anos a 4 anos e meio);
Plágio Acadêmico – Quando o pesquisador apresenta trabalhos,
trechos de trabalhos escritos por outros e assume sua autoria. Não indica,
omite (acidental ou intencionalmente) a autoria. É passível de punição
criminal, civil, indenizatória e de sansões acadêmicas como anulação do
crédito, reprovação do trabalho, anotação no histórico oficial acadêmico e
expulsão.
Projeto de
Pesquisa – Indicação do que o
pesquisador pretende realizar caso seja aceito no programa de pesquisa. Que
linha de pesquisa ele seguirá, que teóricos abordará, qual o cronograma da
pesquisa, etc. O projeto poderá sofrer pequenas alterações de conteúdo e/ou
abordagem, mas não poderá ter sua linha de pesquisa, ou propiciar transferência
entre programas.
Orientador – Um pesquisador mais experiente, que vai
ler e orientar a produção de sua pesquisa. Não é um revisor ortográfico e
gramatical, não é um diagramador, digitador, montador de trabalho. Não é um
quebra-galho. Assim como o pesquisador que é postulante ao título, este está
submetido à avaliação de seus supervisores, coordenadores e diretores do programa
e das agências de fomento à pesquisa , como por exemplo, a CAPES. Seu projeto
de pesquisa deve ser próximo ou enquadrar-se à linha de pesquisa de seu
orientador ou ao do pesquisador que você pretenda que o oriente.
Monografia – Trabalho de pesquisa sobre um tema
específico. Daí o prefixo (mono). Característicos dos Cursos de Graduação (TCC)
e Pós-Graduação Lato Sensu (especialização). Na graduação a monografia é
apresentada e recebe conceito “aprovado” ou “reprovado”. Na especialização, é
defendida. A nota mínima para aprovação é 7 e a máxima é 10 com recomendação de
publicação. O tema não precisa ser inédito; As monografias devem possuir algo
entre 30 e 50 laudas.
Dissertação – Texto monográfico específico do mestrado.
Pode ser um desdobramento, uma expansão, um aprofundamento do tema da
especialização. Pode ter entre 70 e 120 laudas. É defendida num exame
preliminar chamado qualificação, normalmente um ano antes da apresentação
final.
Tese – Construída a partir de um tema inédito.
Deve possuir entre 100 e 200 laudas. Passa obrigatoriamente pela qualificação
um ano antes.
ABNT – Instituição brasileira que determina e
fiscaliza o cumprimento dos procedimentos e normas técnicas relacionados à
produção acadêmico-científica. A obediência às suas regras é absolutamente
necessária. Não é facultativa. Um bom texto pode ser reprovado se não estiver
em acordo com as normas, que são atualizadas esporadicamente para se manter em
equivalência com as normas técnicas seguidas por outros institutos no restante
do mundo.
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