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Blog para apresentação de textos e desenvolvimento de práticas relacionadas à produção, manipulação, seleção, gerenciamento e divulgação de trabalhos de confecção de textos dos alunos e alunas do Professor Dr. Erivelto Reis, mediador, orientador e coordenador das atividades desenvolvidas no Blog, que tem um caráter experimental. Esse Blog poderá conter textos em fase de confecção, em produção parcial, em processo de revisão e/ou postados por alunos em fase de adaptação à seleção de conteúdo ou produção de textos literários.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Alguns conceitos elementares em Pesquisa


ALGUNS CONCEITOS ELEMENTARES EM PESQUISA
Prof. Me. Erivelto Reis


Objeto – (Corpus) A obra (Literatura – Poesia, crônica, conto, romance) que será investigada, pesquisada, analisada atentamente segundo critérios científicos;
Apoio (s) Teórico (s) – (Teoria Literária) – Texto (s) teórico (s) – não-ficcional (is) – que pode (m) e deve (m) ser utilizado (s) para interagir com o corpus e provar, demonstrar ou sustentar a hipótese problematizada pelo pesquisador;
Objetivo – O que o trabalho acadêmico-científico para a realização da pesquisa deseja provar. Pode ser único ou combinado. Assim, uma pesquisa poderia se constituir de objetivo geral (aquele que contém, o mais genérico), o que situa a pesquisa (período literário, autor, obra, contexto histórico, sociológico, filosófico, metodológico) e objetivo específico (o que o pesquisador elegeu como problema dentro do objetivo geral);
Justificativa – Que características seu trabalho de pesquisa possui que possam interessar aos demais pesquisadores. O que poderia representar o seu trabalho como avanço científico na área em que ele se realiza.
Problema – Estabelecido a partir do seu objetivo específico. É uma pergunta. Em verdade, é a problematização que motiva a investigação e a hipótese que o pesquisador constrói.
Hipótese – Resposta ao problema. Essa resposta é construída a partir da demonstração das teorias com as quais o texto analisado se relaciona e da análise pormenorizada do objeto. Naturalmente, o pesquisador se esforçará para analisar e aproximar o seu corpus das teorias relacionadas ao texto com a finalidade de confirmar sua hipótese. A hipótese negativa é uma variação não-convencional, mas que pode ser feita para negar uma teoria anterior. O mais comum é que os pesquisadores englobem, aprofundem, condensem e expandam suas teorias para superar teorias e hipóteses com as quais não concordam.
Linha de Pesquisa – O pesquisador deve ter em mente que o seu trabalho deve estar em sintonia com a linha de pesquisa da Instituição para a qual pretende ingressar ou pela qual pretende defender a titulação. Um bom texto, uma boa pesquisa em uma área que não comporte a linha de pesquisa proposta, pode fazer com que o pesquisador perca seu trabalho ou com que não consiga sua titulação.  A linha de pesquisa está contida dentro da área do conhecimento.
Área do conhecimento – É o grande grupo das ciências e suas ramificações.
Programa – Dentro das Faculdades, cada área corresponde a um programa com objetivos, metas, direção e coordenação próprias: Letras Vernáculas (Literatura portuguesa, Literatura brasileira e Literaturas africanas); Letras Neoclássicas (Inglês, Espanhol, Francês), Ciência da Literatura (Literatura comparada, Crítica Literária). Assim, em Letras vernáculas, Literatura Portuguesa Contemporânea a linha de pesquisa seguida por um determinado pesquisador podem ser os Estudos sobre a ficção a partir da análise das questões relacionadas à História e à Memória do Trauma da Guerra Colonial em África.
Modalidades de Pesquisa – Pesquisa bibliográfica (obras como objeto de análise e teorias encontradas em referencial teórico-bibliográfico) e pesquisa de campo (o pesquisador levanta dados obtidos in loco);
Abrangência da Pesquisa – A pesquisa é qualificada de acordo com sua abrangência e, a partir daí, indica o nível ao qual o pesquisador pertence. Deve ser realizado predominantemente sobre, acerca de temas, metodologias, sistemas e abordagens diretamente relacionados aos domínios da sua área.
Titulação e Nível de PesquisaLato Sensu (Tematização mais genérica, duração de um ano), conhecida como especialização. Tem duração de 360 horas e período de conclusão previsto para um ano. Stricto Sensu (Mestrado – 2 anos a 2 anos e meio; doutorado – 4 anos a 4 anos e meio);
Plágio Acadêmico – Quando o pesquisador apresenta trabalhos, trechos de trabalhos escritos por outros e assume sua autoria. Não indica, omite (acidental ou intencionalmente) a autoria. É passível de punição criminal, civil, indenizatória e de sansões acadêmicas como anulação do crédito, reprovação do trabalho, anotação no histórico oficial acadêmico e expulsão.
Projeto de Pesquisa – Indicação do que o pesquisador pretende realizar caso seja aceito no programa de pesquisa. Que linha de pesquisa ele seguirá, que teóricos abordará, qual o cronograma da pesquisa, etc. O projeto poderá sofrer pequenas alterações de conteúdo e/ou abordagem, mas não poderá ter sua linha de pesquisa, ou propiciar transferência entre programas.
Orientador – Um pesquisador mais experiente, que vai ler e orientar a produção de sua pesquisa. Não é um revisor ortográfico e gramatical, não é um diagramador, digitador, montador de trabalho. Não é um quebra-galho. Assim como o pesquisador que é postulante ao título, este está submetido à avaliação de seus supervisores, coordenadores e diretores do programa e das agências de fomento à pesquisa , como por exemplo, a CAPES. Seu projeto de pesquisa deve ser próximo ou enquadrar-se à linha de pesquisa de seu orientador ou ao do pesquisador que você pretenda que o oriente.
Monografia – Trabalho de pesquisa sobre um tema específico. Daí o prefixo (mono). Característicos dos Cursos de Graduação (TCC) e Pós-Graduação Lato Sensu (especialização). Na graduação a monografia é apresentada e recebe conceito “aprovado” ou “reprovado”. Na especialização, é defendida. A nota mínima para aprovação é 7 e a máxima é 10 com recomendação de publicação. O tema não precisa ser inédito; As monografias devem possuir algo entre 30 e 50 laudas.
Dissertação – Texto monográfico específico do mestrado. Pode ser um desdobramento, uma expansão, um aprofundamento do tema da especialização. Pode ter entre 70 e 120 laudas. É defendida num exame preliminar chamado qualificação, normalmente um ano antes da apresentação final.
Tese – Construída a partir de um tema inédito. Deve possuir entre 100 e 200 laudas. Passa obrigatoriamente pela qualificação um ano antes.
ABNT – Instituição brasileira que determina e fiscaliza o cumprimento dos procedimentos e normas técnicas relacionados à produção acadêmico-científica. A obediência às suas regras é absolutamente necessária. Não é facultativa. Um bom texto pode ser reprovado se não estiver em acordo com as normas, que são atualizadas esporadicamente para se manter em equivalência com as normas técnicas seguidas por outros institutos no restante do mundo.


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