Quem sou eu

Minha foto
Blog para apresentação de textos e desenvolvimento de práticas relacionadas à produção, manipulação, seleção, gerenciamento e divulgação de trabalhos de confecção de textos dos alunos e alunas do Professor Dr. Erivelto Reis, mediador, orientador e coordenador das atividades desenvolvidas no Blog, que tem um caráter experimental. Esse Blog poderá conter textos em fase de confecção, em produção parcial, em processo de revisão e/ou postados por alunos em fase de adaptação à seleção de conteúdo ou produção de textos literários.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Aluno Thalisson Quaresma, do curso de Letras/Espanhol escreve um comovente texto autobiográfico.


UMA HISTÓRIA (15-4-18)

Thalisson Quaresma

Todo homem sonha em conquistar o enredo da sua própria história, de deixar algum legado, alguma lembrança de que viveu. Para tal façanha, ele procura viver da melhor maneira. Viver intensamente. Procura sempre estar junto à família e aos amigos. Mas, como pode um homem comum marcar algo ou alguém? Na sua pequenez, este sonhador vivera sua primeira batalha.
Com apenas três anos de idade, já havia sido submetido a quatro cirurgias, sendo a quarta, quase fatal. Porém, Deus não queria levá-lo. Ele venceu! Sim, aos quatro anos é a primeira vez que ele se vê livre daquele martírio. Um longo corredor o leva até a saída daquele hospital, lá no final, seu pai está agachado de braços abertos o esperando. Ao envolvê-lo em um apertado abraço paternal, o chefe de família profetiza “Acabou! Essa foi a última. Aqui você não volta mais.” Assim aconteceu, nunca mais o garoto voltou para o seu martírio naquele lugar onde sua mãe passara tantos dias em uma cadeira, sem dormir.
Os dias, os meses, os anos e sua infância passaram. O garoto escuta da família de uma namorada que tivera: - Você jamais será alguém na vida, você não terá nada! Essa frase iria ecoar nos seus ouvidos por toda a vida, porém, ele confronta essa maldição com a frase de um pensador, “O homem é o autor da sua própria história!”. Aquele homem nunca teve a ambição de ser rico, ele só queria estar sempre com a família, conquistar o máximo de amigos, ter o amor de ambos e fazer a diferença na vida deles. Aos 19 anos ele entra para o Exército; aos 21, com a indicação do seu irmão, ele termina o curso, se forma Cabo e junto ao seu irmão, vai para sua terceira batalha: A Pacificação de uma favela do Rio; aos 22, ele passa em um concurso público; aos 26 começa a faculdade e aos 27 conquista a compra do seu apartamento.
Durante todos esses anos, mesmo com suas falhas, ele procurou uma forma de estar na casa de Deus e de fazer o possível pelos seus. Aos 28 anos, ainda que para muitos ele seja jovem demais, aquele garoto que tanto sofrera no hospital, segue em busca do seu sonho, o sonho de ser eternizado nos corações dos seus. Quanto ao fato de ele “Não ser ninguém na vida”, esse homem sabe que para aqueles que ele ama e, principalmente, para ele mesmo, essa frase nada significa, pois o sonho de “ser o autor da sua própria história”, já fora alcançado.
Hoje, aquele menino tornou-se homem; hoje, ele carrega no coração todos os que ama; hoje, ele só quer ter a certeza de que viverá o resto da vida fazendo o que melhor sabe fazer: lutar e vencer. Que no dia em que Deus o chamar, ele seja para sempre lembrado nos corações daqueles os quais ele tanto ama. Que sua lembrança faça com que brote um sorriso, ainda que bem rápido, repentino, tímido, no rosto das pessoas. Assim é o jeito, que este que vos escreve, deseja ser eternizado. O sorriso e a alegria são os legados que quer deixar. Nada o faria mais feliz!

5 comentários:

  1. Amei,fiquei emocionada THALISSON QUARESMA.

    ResponderExcluir
  2. Que isso em ta um rapaz ja!!! Parabéns!!!
    Liliane Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Thalisson. Deus continue te abençoando. Lindo texto.

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom mano! Sucesso.
    Sou aluno tbm, curso de letras port/ingles, na feuc.
    @LeonardoMarquet

    ResponderExcluir