Quem sou eu

Minha foto
Blog para apresentação de textos e desenvolvimento de práticas relacionadas à produção, manipulação, seleção, gerenciamento e divulgação de trabalhos de confecção de textos dos alunos e alunas do Professor Dr. Erivelto Reis, mediador, orientador e coordenador das atividades desenvolvidas no Blog, que tem um caráter experimental. Esse Blog poderá conter textos em fase de confecção, em produção parcial, em processo de revisão e/ou postados por alunos em fase de adaptação à seleção de conteúdo ou produção de textos literários.

sábado, 3 de novembro de 2012

LINKS DE VÍDEOS RELACIONADOS À ABNT E ÀS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Prezados alunos,
seguem abaixo alguns links. São interessantes por permitirem a visualização da organização e da estruturação do texto acadêmico.
Importante: Esses vídeos podem conter alguns elementos que estejam desatualizados em relação à ABNT de maio de 2012. Pequenos detalhes mas que farão a diferença.
Como saber? Acompanhando as aulas de Oficina de produção de texto.
Portanto: A visualização desses vídeos constitui-se como um reforço ao que vocês pesquisam e não como uma oportunidade de se eximir da  pesquisa e simplesmente copiar a ideia sem pensar nela.
Ou seja: facilita, mas não permite que o pesquisador deixe de focalizar os conteúdos da pesquisa da disciplina.








sábado, 27 de outubro de 2012





"Dentro desse contexto Capitalista, onde se investe na padronização de tudo, desde as vestimentas, comidas, utensílios, até a forma de pensar e agir - num âmbito mais abrangente, se faz necessário o surgimento de pessoas que valorizem sua cultura; que resgatem os bons costumes; as tradições do seu povo, os valores que não podem ser comprados.
Ainda que a Globalização traga muitos benefícios ao cotidiano do homem, este não pode deixar que a TSUNAMI DO MONOPÓLIO COMERCIAL ponha fim a sua
 identidade. A sociedade não pode sucumbir ao consumismo desenfreado. Precisamos aprender a filtrar as coisas. A Tecnologia está mais próxima do descartável que do durável, e se alinhar a isso é fundamental. Nós pagamos, em suma, pelo status, pelo nome, pela credibilidade, pelo reconhecimento que o objeto de compra tem para com outrem - status que o próprio Sistema cria a parir da propaganda. Nós pagamos pela aprovação alheia, e não pela utilidade e durabilidade que de fato o produto pode nos oferecer.
Dizem que o
 dinheiro não compra tudo, mas, nesse cenário, ele consegue financiar a servidão inconsciente dos povos - que por sua vez, são complacentes com o SISTEMA PARASITA, com os ideais de referência, e que ao deixarem LEVAR-SE PELA CORRENTEZA, perdem suas identidades, alimentam o PAPA SUBSISTÊNCIAS, e abrem mão de serem livres, práticos, simples, de viverem de acordo com suas necessidades, de aplicarem suas forças (R$) de acordo com seus recursos - e principalmente, de produzirem suas próprias riquezas."


Enviado por Fabrício Medeiros - FEUC_História_1ºPeríodo (Manhã)

Postado por Ionára Carraro Letras  Português/Literaturas  4º P.  manhã

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Faculdades Educacional Unificada Campograndense

Curso de Ciências Sociais
Professor Erivelto Reis
Oficina de construção de textos
Aluno  - JUAREZ DA SILVA
Dia dos Professores
O PROFESSOR DE MARCOU MINHA EDUCAÇÃO
Saci Pererê
          Ao apresentar este trabalho sobre um professor que marcou a minha educação, gostaria de falar daquela professorinha linda e maravilhosa, da minha infância, meu primeiro amor, adoração, aquela rasgação  de seda total que alguns alunos começaram a fazer.
          Prefiro fala de um professor que me causou admiração, justamente por ser um pouco não ortodoxo. José Augusto,  é um professor que tive o prazer de conhecer quando iniciei uma tentativa de cursar o segundo grau em dois anos no Colégio Cetecon,  ( Centro Técnico Congregacional), em Nilópolis, onde nasci.
          Negro, amputado de sua perna esquerda, dava aulas de matemática, jogava bola, dirigia um carro adaptado e para a minha surpresa, desfilava na Escola de Samba Beija Flôr de Nilópolis.
           No ano em que a Beija Flor homenageou o Escritor Monteiro Lobato, ele desfilou de Saci Pererê, e lá estava ele na Marquês de Sapucaí com a sua muleta. Em um dado momento do desfile e que o Samba Falava “A Cuca brincando com o Saci Pererê, e todos falam na língua do Pê, P. b, P.bru, P. xa”, ele jogou a muleta para o lado e saiu sambando em uma perna só, com um largo sorriso no rosto e braços abertos, jogando beijos para a galera. Do Brasil para o mundo.
               Um grande exemplo de superação, para todos nós que estudamos com ele, vê-lo naquele estado de alegria e euforia não dando azo para a sua deficiência física, superando todas as expectativas de mau humor, depressão, conformismo e eximindo qualquer sopro de culpar terceiros por não possuir uma perna. É por isso que o admirei e admiro até hoje  Professor José Augusto.  Que Deus o Proteja na sua árdua missão de ensinar. Parabens pelo seu dia e todos os professores do Brasil.

Enviado por JUAREZ DA SILVA
Curso de Ciências Sociais

Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas 4 º P. Manhã




Turma: LETRAS- PORT/ ESPANHOL- MANHÃ
Aluna: FERNANDA SOUZA DA SILVA
Professor: ERIVELTO
OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
OLÁ QUERIDA TIA SILVIA, TUDO BEM COM VOCÊ? ESPERO QUE SIM!
ESTOU CURSANDO LETRAS NA FEUC, E MEU PROFESSOR  DE “OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTO” PEDIU QUE ESCREVÊSSEMOS UMA CARTA PARA UM PROFESSOR QUE MARCOU A NOSSA VIDA, NÃO PENSEI DUAS VEZES EM  LHE ESCREVER.
 VENHO POR MEIO DESTA CARTINHA, EXPRESSAR O MEU CARINHO E DEDICAÇÃO POR VOCÊ.
EU ERA MUITO PEQUENA, MAS LEMBRO-ME DE COMO A SENHORA ERA ATENCIOSA, AMOROSA E DEDICADA COM MEUS AMIGUINHOS DE CLASSE.
FIZ O CURSO NORMAL E HOJE SOU  PROFESSORA E A SENHORA TEVE UMA GRANDE INFLUÊNCIA NISSO.
EU LEMBRO-ME DE FICAR IMITANDO A SENHORA NA MINHA CASA, RABISCANDO COM GIZ MOLHADO, AS PORTAS DO GUARDA- ROUPA DA MINHA MÃE. (ME SENTIA UMA  PROFESSORA DANDO AULA PARA AS MINHAS BONECAS- RSRSRS)
QUERO QUE SAIBA QUE SUA DEDICAÇÃO AOS ALUNOS FOI O QUE ME FEZ CURSAR O NORMAL E ME APAIXONAR PELA ÁREA DA EDUCAÇÃO.
LEMBRO-ME DE UMA PEÇA QUE FIZEMOS SOBRE “CACHINHOS DOURADOS” EU FUI UM DOS TRÊS URSINHOS, E ME SENTI UMA ESTREL (RSRSRS) MEU CORAÇÃO ESTAVA NUM MISTO DE SENTIMENTOS: ANSIEDADE, MEDO E ALEGRIA TUDO MISTURADO.
O PÁTIO ESTAVA CHEIO DE ALUNOS E DE PROFESSORES, ENFIM QUANDO CHEGOU A MINHA PARTE, FIQUEI NERVOSA, MAS FOI SÓ OLHAR PARA O LADO E PERCEBER QUE A SENHORA ESTAVA ALÍ ME INCENTIVANDO COMO FAZIA SEMPRE.
 TERMINO AQUI ESSA CARTINHA, AGRADECENDO TODO SEU CARINHO E DEDICAÇÃO QUE TEVE COMIGO.
UM GRANDE BEIJO FERNANDA

LETRAS- PORT/ ESPANHOL- MANHÃ
Enviado por  FERNANDA SOUZA DA SILVA

Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas 4 º P. Manhã



História e Poder – Uma relação de Domínio e Libertação


“De fato, a História pode ser usada com objetivos diversos. Seja o de lembrar períodos importantes, pessoas influentes na cultura de um povo num determinado momento, condições sociais de uma época etc.. Mas é importante considerar o porquê dessas lembranças. Com que finalidade algumas pessoas e/ou grupos recorrem a História? Será que as pesquisas realizadas levantam e, principalmente, expõem os fatos da maneira mais fidedigna a História? Ou será que algumas LEMBRANÇAS são ESQUECIDAS DE PROPÓSITO?
Basta dizer que conhecimento é poder e aqueles que o detêm, inevitavelmente, dominarão os mais carecidos de tal privilégio.
Se colocarmos os Estados Unidos da América em destaque, veremos com mais clareza este conceito. Ainda que se trate de um evento recente historicamente, sugiro a reflexão neste momento com relação ao "11 de Setembro (O Ataque as Torres Gêmeas)". Será que essa tragédia realmente surgiu de um ataque terrorista, ou tiveram outras questões, talvez políticas, por detrás desse evento que marcou a história do país, e a vida de milhares de cidadãos? Será que todas as informações relevantes para o entendimento da relação nexo causal deste ACIDENTE foram levantadas, e divulgadas ao público, abertamente, ou, talvez tenha ocorrido uma certa maquiagem feita pelo Governo local para esconder certas RUGAS?
Quando passamos a investigar o passado, analisar o contexto da época analisada, criamos uma arma muito poderosa para entender como funcionam a grande maioria dos processos de dominação, exploração, guerras, e até mesmo o controle sobre cidades inteiras!
A História, quando está a serviço de certas pessoas, pode ser ferramenta de controle, legitimação das mais absurdas barbáries que possam ser cometidas contra a humanidade. Nesses casos, o passado é lembrado, sistematicamente, da forma mais CONVENIENTE a manutenção de um certo sistema vigente. Portanto, tudo aquilo que for nocivo a esta manutenção é deixado de lado PARA O BEM DA CAUSA."


Enviado por Fabrício Medeiros, aluno da FEUC, 1º Período - História


Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas 4 º P. Manhã



Breve Método de Estudo de Caso

Para conhecermos um objeto multilateral devemos, ao menos, analisá-lo panoramicamente. Da mesma forma, para entendermos melhor um assunto, precisamos estudá-lo sobre seus diversos ângulos. Toda história tem, no mínimo, duas versões, e tentar entendê-la, partindo de um único ponto de vista é, senão um erro, um equívoco. Para chegarmos a um veredito parcial – considerando-se que fatos novos podem vir a surgir, precisamos analisar as fontes disponíveis, estudar suas contradições e ideias paralelas, o contexto que acerca cada estudo, sua época, e considerar a intenção de cada autor ao produzir o material estudado.
“O questionamento é o ponto de partida para o entendimento. A aceitação cega o discernimento lógico, e só produz alienação no cerne da humanidade.”

Enviado por Fabrício Medeiros, aluno da FEUC, 1º Período - História


Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas 4 º P. Manhã



‎"Se dessem um pedaço de papel a um louco, ele escreveria o discurso de um político; Se dessem a um filósofo, ele faria a Carta de Libertação de um povo."

Enviado por Fabrício Medeiros, aluno da FEUC, 1º Período - História


Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas 4 º P. Manhã

Rio de janeiro, 15 de outubro de 2012.
Querida professora Fátima
Ao lembrar essa data dia 15 de Outubro, dia do professor, estava eu em uma sala de aula de uma Faculdade , quando o nosso professor Erivelto Reis , passou um trabalho e nesse trabalho teríamos que lembrar uma historia marcante sobre um professor.
Veio logo na memória a minha querida professora Fátima, pois para mim você foi uma das melhores professoras que já conheci, pois através da sua perseverança e muito carinho me ensinou a juntar as primeiras silabas, mesmo com muita dificuldade, pois naquela época eu tinha sofrido uma perda muito grande, e com isso eu tinha uma grande dificuldade de concentração, mais você com muito carinho me ajudava, me lembro que um dia veio à diretora para fazer um teste oral, e disse quem não ler direito não vai passar para o 1º ano, lembro que quando ela me chamou você me olhou, e seu olhar dizia vai você consegue, e com as minhas perninhas tremendo e as mãos soando, você veio e segurou a minha mão, e falou para mim, minha menina você consegue. E eu realmente consegui, obrigado por ter acreditado  e confiado em mim, você e muito especial, Feliz dia do Professor.
Beijinhos da sua eterna aluna


Enviado por Maria Aparecida

Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas 4 º P. Manhã


PRODUÇÃO DE TEXTO
Carta ao Professor: e-mail
-de Patricia suwwan `a Claúdia Sales
 Querida amiga,
Venho tentando lhe encontrar durante todos esses anos, pois tenho saudades de suas aulas ,me lembro de quando você chegava na escola e eu estava sentada no banco do lado de fora próximo à quadra conversando com alguns colegas de classe nos cumprimentávamos às vezes com velhas amigas trocando beijos e abraços logo depois você ia para a secretária e nós entravamos para a sala.Em 2005 no primeiro ano do ensino médio e à noite ,a maior parte dos alunos trabalhava o dia todo e já chegavam cansados ,mas você sempre trazia para a aula temas para que ninguém dormisse como sempre acontecia na aula de outros professores e apesar de também ter trabalhado o dia todo em outras escolas sempre estava disposta a conversar um pouco mais com qualquer aluno que lhe procurasse e assim foi até 2007 quando acabei o ensino médio,apesar de muita dificuldade para conseguir ir a escola  sempre tirei notas boas e com a sua ajuda e incentivo,com as nossas conversas na sala após a aulas me identifiquei com a sua luta de vida pois apesar de todo o trabalho que realizava como profissional tinha sua vida particular lhe esperando ,seus filhos e marido em fim sua família lhe aguardava em casa e vendo tudo isso não desisti continuei tentando estudar e hoje posso te dizer que você foi uma das pessoas que me fez enxergar que  com o estudo a nossa mente abre ,existe novos horizontes e que não devemos desistir nunca ,preciso agradecer  por toda a amizade que dedicou a mim,quero que saiba que foi muito importante em minha vida ter você como amiga e professora,que Deus esteja com você e sua familia hoje e sempre.
                                  Beijos Patricia Suwwan.       
               
Enviado por Patricia Aparecida Suwwan
curso: Letras/Espanhol 1° período
turno: noite 

Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas 4 º P. Manhã



Minha querida Professora

Tia Evanilde, foi minha professora do antigo C&A.
Foi aquela que esteve presente no momento que eu considero o mais importante na vida de uma criança. Aprender a ler e a escrever. E tenho a certeza de que ela fazia isso com todo o amor e todo o carinho do mundo, tinha uma paixão imensa por aquilo que fazia.
A cada dia nos ensinava uma coisa diferente, mesmo que fosse uma coisa mínima mais para nós era como se fosse a descoberta de um novo mundo.
Sou, e sempre serei grata a Tia Evanilde, pois foi com ela que aprendi que os melhores sentimentos estão nas coisas mais simples da vida.



Enviado por Gabriela Varandas

Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas - 4º P. Manhã

segunda-feira, 15 de outubro de 2012


FEUC – Fundação Educacional Unificada Campograndense
Oficina de Produção de Textos
Professor: Erivelto Reis
Aluna: Carla da Silva Aguiar
Letras – Português / Inglês (1° período – manhã)


Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2012.
Querido professor Antônio.
Não sei se você vai se lembrar de mim. Até por que já faz tanto tempo que eu terminei o ensino fundamental. Uns 10 anos ou mais. Espero que esteja tudo bem com você.
Tenho boas lembranças das suas aulas. Eu sei que eu não era fácil de conviver. Te dei muito trabalho. E, às vezes, até quando eu estava quieta, você achava que eu estava fazendo algo errado. Eu era um pouco bagunceira e, às vezes tirava nota baixa, mesmo assim você não desistiu de mim. Sempre me deu conselhos. Você dizia  “estuda. Se você estudar, você vai aprender. Você vai conseguir passar de ano.”
Depois de um bom tempo sem estudar, eu estou voltando agora. Eu estou na faculdade de português e inglês. E o que era apenas um sonho, eu estou tendo a oportunidade de realizar. Um dia, eu vou ser professora também. Espero fazer pelos meus alunos o que você fez por mim.
Gostaria de lhe dar os parabéns pelo dia do professor. Hoje eu tenho consciência da importância da sua profissão. Como professor, podemos mudar a vida de alguém e lhe dar boas esperanças para o futuro. Muito obrigada pela sua paciência comigo, pelos puxões de orelha e pelos seus conselhos. E me desculpe pelas bagunças em sala de aula. Sempre que houver um desafio no meu caminho, vou me lembrar do que você me dizia: “se você tentar mais um pouco, você consegue.”
Abraços da sua aluna de matemática da 7a e 8a séries
           Carla.

Enviada por Carla da Silva Aguiar
Letras – Português / Inglês (1° período – manhã)

Postado por Ionára Carraro - Letras  4º P.









Instituto Educacional Unificada CampoGrandense
Aluna: Ana Clarice F. dos Santos- Curso: Pedagogia Turno: Noite
Disciplina: Oficina de produção textual

Querida professora, Jaldicéia
Neste dia tão especial, quero retribuir o meu carinho e meu muito obrigada por tudo que fez por mim tudo que me ensinou.
Sua semente foi plantada de uma forma especial sempre nos motivando com palavras doces nas horas difíceis em que “batia” aquele desânimo de parar e pensar que é o fim. Não tenho palavras para agradecer o quanto você é especial para mim e deixou marcas lindas, edificantes na minha vida.
Peço perdão pelas vezes em que dizia que era uma professora chata e exigente, hoje vejo e vivo o que sempre me fortalecia com suas palavras de encorajamento acreditando no meu potencial sabendo que não era impossível de realizar, e estar onde estou hoje cursando pedagogia e a cada dia me aperfeiçoando como professora.
Esses são os sinceros votos de sua aluna que tanto te admira Ana Clarice.

Enviado por Ana Clarice F. dos Santos- Curso: Pedagogia Turno: Noite

Publicado por Ionára Carraro - Letras 4º P.

Querido e Amado professor Erivelto, cujo a disciplina é oficina é oficina de produção de texto quero parabenizá-lo pelo seu dia que está chegando que é o dia do Mestre e agradecer por incentivar seus alunos a nunca desistir de seus propósitos,o senhor é uma lição de vida,superação,motivação para nós que na maioria das vezes venho direto do trabalho,cansada,desmotivada,com sono,mas como sempre assim que o senhor entra em sala tudo muda em cada aula,matéria o senhor nos preencher com tanto conhecimento,emoção,vontade de ensinar,que a desmotivação passa de imediato e o entusiasmo vai me tomando por completo.
Falar o quanto esta sendo gratificante e especial na minha vida acadêmica ,ficaria aqui escrevendo sem parar.O senhor com seu jeito educadíssimo,simples,humilde e inteligente vai me passando conhecimento e experiências,não só na disciplina mas também em meu cotidiano a ter respeito,amor,carinho para com as pessoas,que infelizmente em nossa realidade esta cada vez mais escasso.
Sendo assim,procuro me espelhar na maneira especial como o senhor ministra ás aulas,pois sua metodologia e didática faz com que eu me envolva de tal modo que acabo adquirindo conhecimentos com muito mais facilidades.
Professor continue sendo sempre essa pessoa carismática,formidável e compreensiva para com todos um dia irei fazer a diferença assim como o senhor faz em nossas vidas.

Com carinho,Elizia M M M Trindade

Postado por Ionára Carraro - Letras 4º P.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Nome: Karine Cristina de Castro dos Santos 
Curso: Letras/Espanhol - Turno: Noite



Oi Yndaiana!
Tudo bem? E a sua filhinha como está? Estou morrendo de saudades *-*
Ah! Tenho uma coisa para te contar: Estou fazendo faculdade de Letras, rsrs. Graças a sua influência e seu jeito de ensinar. 
Como você faz o português ficar gostoso?!?!?!
Aiii ... tenho que lhe agradecer por todas as ajudas que me deu, pelo seu voto de confiança, por acreditar sempre em mim... As palavras que me disse nunca irão sair da minha cabeça. Você nunca foi somente professora, era amiga. Eu sinto tanto a sua falta, queria muito continuar a ouvir na sala o seu famoso lema: " AO FINAL DA MINHA HISTÓRIA ESTÁ ESCRITO VITÓRIA" !!! ( adorava quando gritávamos na isso na sala). Suas aulas sempre inesquecíveis. O seu jeitinho meigo, mas ao mesmo tempo meio militar de ensinar. Tudo era tão perfeito =)
Sortudos são aqueles que ainda podem ter a sua aula. Porém, eu me acho privilegiada por ter tido seus conselhos e ajuda, não somente sobre a matéria, mas  na minha vida pessoal. Se lembra quando fiquei  doente??? Suas palavras de força me ajudaram muito, sua preocupação, sua interseção, você sempre estava ali orando por mim.
Agradeço a Deus pela sua vida pela sua vida e da pequenina Dudinha. Que como foste uma luz em minha vida, seja essa luz na vida dessa pequena bonequinha que recebeu. E que os outros alunos que virão venham aproveitar desta maravilhosa professora e amiga que és.
Um grande beijo da sua eterna aluna Karine.

Enviado por  Karine Cristina de Castro dos Santos 
Curso: Letras/Espanhol - Turno: Noite

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras





Recordações:
          
          Olá, professora, Léia, parabéns pelo seu dia, parabéns mesmo, hoje estava me recordando como a senhora me ensinava geografia
      na sétima série, com bastante paciência e dedicação, te agradeço muito por isso, sou muito grato por isso. Por te me incentivado a
      me dedicar mais a estudar e não desistir.
           Me lembro quando à senhora estava aplicando a prova e erra o primeiro de aula, e eu perguntei se podia fazer a prova , e a senhora
       que sim, mais que eu não erra obrigado por ser o meu primeiro dia de aula, mais assim mesmo eu topei o desafio, e fiz. E como eu gosto
      de geografia e estava sempre estudando, eu fiz a prova e então e consegui tirar um dez, a senhora ficou surpresa que eu fui até motivo 
      reunião dos professores eu fui muito elogiado pelo senhora e também pelos outros professores. Dai então passei a gostar mais de geografia
      ainda, foi um incentivo a escolher: fazer o curso de geografia que faço hoje na FEUC. Obrigado professora Léia que Deus te abençoe à cada 
      dia mais e mais ainda, e que a senhora continue sendo essa pessoa simples, e dedicada que é.
                                                               
                                                                                            Um beijo e um abraço.
                                                                                            Emerson Manoel da Silva. 

 Enviado por Emerson Manoel 

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras

Disciplina: Oficina de Produção de texto 
Professor: Erivelto Reis
Aluna: Rita de Cássia Amaral Araujo
Curso: Letras/Espanhol- noturno

            Ao mestre,
Toda gratidão, empenho e dedicação durante ao qual pude conviver e aprender ao lado de vocês fizeram total diferença na minha trajetória de vida pessoa e profissional. Cometeria uma grande injustiça homenageando e agradecendo apenas um de vocês, fazer uma escolha a quem homenagear, quando na verdade o valor e a significância de todos dentro do meu coração é única.
Claro que existem os mais próximos, os que me tocaram mais, o s que trocamos mais experiências e os que ultrapassaram os muros das escolas e cursos e se tornaram grandes amigos e até confidentes. Uma relação de amizade, confiança e admiração, com carinho e respeito mútuos, construída pouco a pouco me ajudaram a ser quem sou hoje.
A competência, o entusiasmo e principalmente o amor à profissão e aos alunos foram fontes inesgotáveis de inspiração, um exemplo a ser seguido.
Acredito que o mais importante não foram os ensinamentos das disciplinas, o ensinamento normal de português, matemática, biologia... Mas sim o que foi além. A construção do caráter, do bom senso, do senso crítico e o desejo de se tornar uma pessoa melhor a cada dia. Poucos possuem esse dom e eu tive a sorte de ter pessoas como vocês em minha vida. Muito obrigada por todo comprometimento!


Enviado por Rita de Cássia Amaral Araujo
Curso: Letras/Espanhol- noturno

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras




Nome: Ana Paula da silva
Matéria: história 1º período


Rio de Janeiro, 15 de Outubro, 2012.

Querido professor Manoel veio por meio desta carta lhe disse o quanto e importante em minha jornada, mas primeiramente vou lhe lembra de quem sou pós sei que são muitos alunos, estudei no colégio Euclides da cunha no ano de 1998 a 2001, o senhor sempre foi o meu espelho nunca tive oportunidade de lhe agradecer por tudo que me ensinou na vida. Mesmo que não saiba que hoje escolhi essa profissão e disciplina por causa de sua pessoa honesta, leal com seus alunos e que sempre estava presente quando precisávamos de você. Hoje eu sei que tudo tem um motivo e se um dia eu o ver novamente irei lhe agradecer do fundo do meu coração. Hoje sou o que sou por sua causa. Sempre morarás no meu coração como se fosse da minha família.
Para sempre sua aluna Ana Paula!

Enviado por Ana Paula da Silva


Postado por Ionára Carraro 4º P Letras


Para o Professor Erivelto Reis
                                  
                                               Querido Professor!

Escrevo esta carta para lhe agradecer não só pelos seus ensinamentos, por cada dia ter a certeza de que estou no curso certo e por sua aula ser interessante, fazendo o aprendizado ficar mais fácil, pela sua história de superação pessoal, pelo amor incondicional pela carreira profissional e pela motivação, fazendo acreditar que é possível chegar ao topo, mesmo diante de tantos obstáculos que a vida impõe, da dificuldade que é transmitir conhecimento, o Senhor é um exemplo que deve ser seguido não somente pelos outros mestres, como também por outros profissionais de diversos campos de atuação e saiba que a sua figura serve de espelho para seus alunos.
Bem, o que mais posso lhe dizer nesse momento?
-Só posso lhe desejar um ótimo Dia dos Mestres e pedir que continue sempre com a mesma garra, força de vontade e determinação que o Senhor transmite tanto em sala de aula como na poesia.

Afetuosamente, sua aluna, Mirella


 Enviado por Mirella Ferro

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras


Caro Professor Erivelto,
Quero lhe falar da minha satisfação em tê-lo como meu  mestre.
Posso até confessar que meu forte nunca foram as letras, mas com sua dedicação, respeito e amor pelo o que faz muda  a minha atitude a respeito delas.
Fico feliz em saber que ainda existe pessoa comprometida com o aluno. E mais feliz ainda em estar seguindo um caminho onde encontro um professor como você.
Uso esta para parabeniza-lo pelo dia de hoje. Que você possa ser sempre esse professor amigo e companheiro.
Assim me despeço, agradecendo por tudo o que tem feito por todos nós.
Grata,
Carla P. A. Erruas
Pedagogia, 1 Período - Manhã

Enviado por Carla P. A. Erruas


Postado por Ionára Carraro 4º P Letras




Rio de Janeiro, 15 de Outubro de 2012.
Envio-lhe esta carta para tentar dizer o quanto voce foi, e ainda é especial para mim.
A primeira vez que que a vi,  tão séria e muitas vezes "rabugenta", pensei "meu Deus porque tanto mau humor?", mas depois percebi que não se tratava de mau humor, e  sim de profissionalismo e respeito ao que fazia.
A matéria que me ensinava era o português, uma matéria que ao meu ver, é um pouco complexa, e que muitas vezes, quando mal compreendida parece ser chata e muito difícil, mas você Ana Lúcia, me mostrou o verdadeiro significado do que é aprender, se dedicar e ter prazer no que eu estava aprendendo, demonstrando-se muito firme e segura naquele conhecimento que transmitia.
Com o tempo fui percebendo o quanto era doce e se importava comigo, quando exigia de mim concentração e disciplina. Posso te dizer que você realmente nasceu para fazer o que faz, você Mestra demonstrou o verdadeiro valor do aprendizado, pois de tudo que aprendi, o que foi ensinado por você, foi o que mais ficou fixado em minha mente.
Hoje retorno ao mesmo ambiente que o seu, e terei o prazer de outra vez revê-la, e aprender ainda mais , pois  quando escolhi cursar a faculdade de letras, logo pensei em você, e a primeira coisa que fiz foi procurar se me daria aula outra vez, e para a minha felicidade sim! Estou ansiosa para aprender denovo, e muito mais o que você tem a tranmistir.
Obrigada por você ter escolhido ser professora afinal, ensinar de verdade é para poucos, e você está incluída nessa minoria que consegue transmitir o verdadeiro conhecimento.
                                                  Feliz dia do mestre, beijos da sua eterna aluna,
                                                   Samara ali.


Enviado por Samara Ali Kadri
                                                                                                                                            curso: letras- português/inglês - 1°período
professor: Erivelto

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras









                                                                  


DE: Steffanya Theodoro Paula de Souza  1°Período de pedagogia/Manhã
PARA:  Marluce Rios/Epistemologia da Pedagogia

Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2012.
No dia 13 de agosto de 2012 minha vida tomou um sentido profissional e uma certeza de que eu estava no caminho certo,quando eu tive a primeira aula de epistemologia da pedagogia com você professora ,particularmente é uma das matérias que mais gosto.
Sentada eu fico viajando em suas explicações, viajo por que me imagino fazendo o que você faz, não professora que eu te inveje, mas sinto por você um a admiração como profissional,por isso quero aprender e poder tirar o máximo de proveito de seus conhecimentos para eu poder fazer com a segurança que você o seu papal como profissional .
Você é a camisa que quero vestir, pois eu ouvi um profissional falar que primeiro precisamos vestir a camisa do outro para depois podermos nos descobrir, então como te achei uma profissional com todos os quesitos básicos admiráveis pelo menos em meu conceito, tenho certeza que fiz uma boa escolha.
Apesar de eu te achar extrovertida, engraçada e muito segura no que faz te admiro não só pelas suas qualidades profissionais, mas sim por que você é querida por todos, continue assim, tenho certeza que está no caminho certo e a FEUC acertou na escolha do profissional que você é e como tanto outros que aqui estão, mas preferi através desta carta lhe dizer a importância de sua vida para mim neste momento.
Feliz dia do professor comemore, pois você merece.
Abraços sua aluna Steffanya.


 Enviado por Steffanya Theodoro Paula de Souza  1°Período de pedagogia/Manhã

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras




Trabalho
 Professor. Erivelto Reis
Aluna: Amanda Pereira
Letras/Literatura 1° Período/noite


Rio, 05/10/2012
Boa tarde prof. Luiz Antonio, tudo bem?
Estou lhe escrevendo para agradecer pelos conselhos que me deu durante o tempo em que deu aula a nossa turma a 1301. Além de ser o melhor professor que tivemos e ainda poder dar dicas para poder alcançar meus objetivos.
 Prof. Luiz Antonio, consegui entrar na faculdade e agora curso Letras /Literatura. Estou muito contente, pois conseguir essa oportunidade que sempre sonhei. Sei que através disso é que poderei conquistar tudo que quiser. E muito do que esta acontecendo tem haver com as suas palavras de incentivo o que você nos falava nos intervalos das aulas. “Não desistir de alcançar os objetivos”.  E também nos mostrando que todos têm oportunidades iguais, mas que temos que fazer a nossa parte.
Professor é claro que aqui não dar para descrever como foi maravilhoso você como um mestre, mas que essas pequenas palavras se resumam: Nosso agradecimento por repartir seus conhecimentos, colocando em nossas mãos as ferramentas com asas quais abriremos novos horizontes, rumo à satisfação plena dos ideais humanos e profissionais. ( tirado da internet) ,mas é o que queria dizer rsrsr . Foi bom ter tido um professor como você, mas mesmo assim quero agradecer pela paciência comigo principalmente rsrs.
Bem me despeço por aqui, mas uma vez obrigada e feliz dia dos mestres!
Atenciosamente
Amanda Pereira

Enviado por Amanda Pereira
Letras/Literatura 1° Período/noite

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras



Caro professor Erivelto Reis

   Admiro pessoas fortes, decididas que lutam e conquistam degraus e que no dia a dia achamos quase impossível de isto acontecer.
   Admiro pessoas que fazem momentos tristes se transformarem em dias alegres.
   Admiro pessoas que perdoam, mesmo que ainda tenham a cicatriz do que lhe fizeram.
   Admiro pessoas que conseguem sentir a brisa do vento soprar em seu rosto, mesmo que o coração esteja dolorido.
   Admiro pessoas que tem sonho e lutam por seu sonho até que os tornem reais, passando otimismo para outras pessoas, pois são os fatos que nos comovem e nos movem.
   Admiro aqueles que acreditam que os políticos são capazes de fazer algo de positivo para o nosso país.
   Te admiro  professor, que trabalhando como garçom , sustentando família, investiu em você acreditou que seria possível e hoje é meu professor na graduação.
   Ao Senhor um feliz dia do Mestre.


Enviado por Marcia Cristina Alexandrino

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras


Nome: Viviane da Cunha Bertolino
Disciplina: Oficina de Produção de Texto              -      Professor: Erivelto da Silva Reis.

Carta aos meus professores.
Nem sempre temos a oportunidade de reencontrar um professor querido. Muitas vezes os procuramos nas antigas escolas para mostrar-lhes nossa gratidão por nos transformar em pessoas de bem. Por não ter tido a oportunidade de encontrar todos os professores com quem já tive privilégio de estudar, escrevo uma carta de agradecimento a todos.
 Não fui a aluna mais dedicada, e nem a mais comportada. Pelo contrário, eu era agitada, impulsiva, faladeira... mas com toda a dificuldade, tentava aprender em aula para não precisar estudar em casa. Sei que você queria que eu abrisse os cadernos e livros para rever as matérias dadas, mas, no máximo, eu os abria para fazer o trabalho de casa com um único intuito: para que você não mandasse um bilhetinho para meus responsáveis. Sei também que muitas vezes você tentou chamar minha atenção para que eu tivesse mais responsabilidade quanto a minha frequência. Matei muitas aulas para ficar conversando com os meus colegas na rua; outras, por pura preguiça. Lembra-se das mentiras que eu inventava para que abonasse as faltas?  Você me olhava com uma cara de quem não estava caindo, aí eu ficava sem graça! Colei muitas e muitas vezes, e você me tascava um zero, depois me pedia um trabalho para que eu não me prejudicasse tanto na média.  
Em algumas aulas eu chegava “borocoxô”, ficando calada por quase toda aula. Você estranhava e vinha para perto da minha mesa e perguntava se eu estava triste ou aborrecida com algo, eu com certeza enchi seus ouvidos com os meus problemas. Você me aconselhou quando ninguém levava meus “insignificantes” problemas a serio. Aprendi com você que devemos olhar para o outro nos olhos e perguntar se ele está bem, se podemos fazer algo pelo nosso próximo.
Aprendi muitas coisas com você... o mais importante delas foi de como não desistia nunca de mim. Isso eu carrego comigo, pois tento ser assim como você, sempre. Obrigada por não desistir de mim. Até um dia.

Enviado por Viviane da Cunha Bertolino 

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras


Carinho para não se esquecer




Estou lhe escrevendo essa carta ,para dizer uma parte do meu carinho por você  . Hoje cursando o ensino superior , lembro que  já passei por muitos mestres , mais uma em especial me chamou a atenção , e hoje nesse mais um 15 de outubro ,gostaria não só de parabenizar ,mas elogiar  e pedir meu muito obrigada ,pelos seus dedicados cuidados  e pela sua paciência .Creio que seja poucas as profissões que exija tanto de alguém como a de professor e são mais de 17 anos de magistério Sabe, professora, fico realmente admirada diante de alguém capaz de ensinar , não só a como escrever ,ou um numero novo , mas ensinar coisas que vou levar para a minha vida toda .Uma pessoa honesta , de postura seria ,e ética inabalável .Gostaria de dizer o quanto eu a admiro e como você é especial para mim, você faz parte da minha historia e nunca vou esquece lá.
E foi pela sua tolerância , o seu amor ,e carinho multiplicados por mil , que hoje com muita certeza e orgulho sigo a mesma carreira de pedagoga , e espero que consiga passar aos meu pequenos alunos o que  você foi e é pra mim , não só pra mim mas pra minha irmã também, pois hoje você é a professora preferida dela .
Dedico essa carta , a melhor professora que já tive , Conceição Galdino , vou levar pra sempre comigo o seu carinho, obrigada por tudo.



                                                                                                   De: Giselle Gaio Amaral
                                                                                                   Para: Conceição Galdino

Enviado por Giselle Gaio Amaral 

Pedagogia - noite 

Feuc 

Postado por Ionára Carraro 4º P Letras