Quem sou eu

Minha foto
Blog para apresentação de textos e desenvolvimento de práticas relacionadas à produção, manipulação, seleção, gerenciamento e divulgação de trabalhos de confecção de textos dos alunos e alunas do Professor Dr. Erivelto Reis, mediador, orientador e coordenador das atividades desenvolvidas no Blog, que tem um caráter experimental. Esse Blog poderá conter textos em fase de confecção, em produção parcial, em processo de revisão e/ou postados por alunos em fase de adaptação à seleção de conteúdo ou produção de textos literários.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Faculdades Educacional Unificada Campograndense

Curso de Ciências Sociais
Professor Erivelto Reis
Oficina de construção de textos
Aluno  - JUAREZ DA SILVA
Dia dos Professores
O PROFESSOR DE MARCOU MINHA EDUCAÇÃO
Saci Pererê
          Ao apresentar este trabalho sobre um professor que marcou a minha educação, gostaria de falar daquela professorinha linda e maravilhosa, da minha infância, meu primeiro amor, adoração, aquela rasgação  de seda total que alguns alunos começaram a fazer.
          Prefiro fala de um professor que me causou admiração, justamente por ser um pouco não ortodoxo. José Augusto,  é um professor que tive o prazer de conhecer quando iniciei uma tentativa de cursar o segundo grau em dois anos no Colégio Cetecon,  ( Centro Técnico Congregacional), em Nilópolis, onde nasci.
          Negro, amputado de sua perna esquerda, dava aulas de matemática, jogava bola, dirigia um carro adaptado e para a minha surpresa, desfilava na Escola de Samba Beija Flôr de Nilópolis.
           No ano em que a Beija Flor homenageou o Escritor Monteiro Lobato, ele desfilou de Saci Pererê, e lá estava ele na Marquês de Sapucaí com a sua muleta. Em um dado momento do desfile e que o Samba Falava “A Cuca brincando com o Saci Pererê, e todos falam na língua do Pê, P. b, P.bru, P. xa”, ele jogou a muleta para o lado e saiu sambando em uma perna só, com um largo sorriso no rosto e braços abertos, jogando beijos para a galera. Do Brasil para o mundo.
               Um grande exemplo de superação, para todos nós que estudamos com ele, vê-lo naquele estado de alegria e euforia não dando azo para a sua deficiência física, superando todas as expectativas de mau humor, depressão, conformismo e eximindo qualquer sopro de culpar terceiros por não possuir uma perna. É por isso que o admirei e admiro até hoje  Professor José Augusto.  Que Deus o Proteja na sua árdua missão de ensinar. Parabens pelo seu dia e todos os professores do Brasil.

Enviado por JUAREZ DA SILVA
Curso de Ciências Sociais

Postado por Ionára Carraro - Letras - Português/Literaturas 4 º P. Manhã



Nenhum comentário:

Postar um comentário