História e Poder – Uma relação de Domínio e Libertação
“De fato, a História pode ser usada com objetivos diversos. Seja o de lembrar períodos importantes, pessoas influentes na cultura de um povo num determinado momento, condições sociais de uma época etc.. Mas é importante considerar o porquê dessas lembranças. Com que finalidade algumas pessoas e/ou grupos recorrem a História? Será que as pesquisas realizadas levantam e, principalmente, expõem os fatos da maneira mais fidedigna a História? Ou será que algumas LEMBRANÇAS são ESQUECIDAS DE PROPÓSITO?
Basta dizer que conhecimento é poder e aqueles que o detêm, inevitavelmente, dominarão os mais carecidos de tal privilégio.
Se colocarmos os Estados Unidos da América em destaque, veremos com mais clareza este conceito. Ainda que se trate de um evento recente historicamente, sugiro a reflexão neste momento com relação ao "11 de Setembro (O Ataque as Torres Gêmeas)". Será que essa tragédia realmente surgiu de um ataque terrorista, ou tiveram outras questões, talvez políticas, por detrás desse evento que marcou a história do país, e a vida de milhares de cidadãos? Será que todas as informações relevantes para o entendimento da relação nexo causal deste ACIDENTE foram levantadas, e divulgadas ao público, abertamente, ou, talvez tenha ocorrido uma certa maquiagem feita pelo Governo local para esconder certas RUGAS?
Quando passamos a investigar o passado, analisar o contexto da época analisada, criamos uma arma muito poderosa para entender como funcionam a grande maioria dos processos de dominação, exploração, guerras, e até mesmo o controle sobre cidades inteiras!
A História, quando está a serviço de certas pessoas, pode ser ferramenta de controle, legitimação das mais absurdas barbáries que possam ser cometidas contra a humanidade. Nesses casos, o passado é lembrado, sistematicamente, da forma mais CONVENIENTE a manutenção de um certo sistema vigente. Portanto, tudo aquilo que for nocivo a esta manutenção é deixado de lado PARA O BEM DA CAUSA."
Nenhum comentário:
Postar um comentário