Quem sou eu

Minha foto
Blog para apresentação de textos e desenvolvimento de práticas relacionadas à produção, manipulação, seleção, gerenciamento e divulgação de trabalhos de confecção de textos dos alunos e alunas do Professor Dr. Erivelto Reis, mediador, orientador e coordenador das atividades desenvolvidas no Blog, que tem um caráter experimental. Esse Blog poderá conter textos em fase de confecção, em produção parcial, em processo de revisão e/ou postados por alunos em fase de adaptação à seleção de conteúdo ou produção de textos literários.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Aluno Carlos Alberto de Castro e Silva Jr. - 1º período noite - Port./Lit. escreve sobre a Rio + 20


Aluno: Carlos Alberto de Castro e Silva Jr.
1° Período – Letras - (Português/Literaturas) - Noite   
Matéria: Oficina de Produção de Textos
Professor: Erivelto Reis


UM OLHAR DIFERENTE PARA A RIO + 20


               A conferência Rio + 20 anunciou como ponto principal um governo sustentável com base na economia verde. Onde além do desenvolvimento econômico e seus benefícios levar-se-ia em conta o impacto ambiental ou seja, os danos causados desde a extração da matéria-prima ao seu processo de transformação.
              “Foi mesmo discutido esse impacto ambiental? Por que não? Será que com a omissão fica mais fácil de não resolver?”
               Como a Rio + 20 contou com a participação de representantes de diversos países cujo modelo econômico baseia-se na alta produção e consumo, a maioria dos governos demonstraram irresponsabilidade com o futuro da humanidade e do planeta e promoveram os interesses das corporações na conferencia oficial.
          Com isso não foram discutidas soluções para os problemas ambientais, e sim como o capitalismo pode apropriar-se do meio ambiente, da natureza e dos territórios, nem que pra isso tenha que subjugar a população local e tirá-la de sua cultura, de seu modo de produção. Parece assustador mas, o capitalismo é monocultural ,tem descaso com os modos de vida, com as manifestações culturais e só leva em consideração o lucro. “A Rio+20 girou em torno do capital, em detrimento dos interesses dos povos.”
           A efetivação dos direitos humanos e a concretização de processos realmente sustentáveis só acontecerão com uma nova forma política onde as populações participem, principalmente aquelas afetadas diretamente por este desenvolvimento predatório.
            
                 
Referências:
Declaração final da Cúpula dos povos na Rio + 20
Acesso em: 02/06/2012.
A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza
Acesso em: 02/06/2012.
Os três eixos da Cúpula
Acesso em: 02/06/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário