Quem sou eu

Minha foto
Blog para apresentação de textos e desenvolvimento de práticas relacionadas à produção, manipulação, seleção, gerenciamento e divulgação de trabalhos de confecção de textos dos alunos e alunas do Professor Dr. Erivelto Reis, mediador, orientador e coordenador das atividades desenvolvidas no Blog, que tem um caráter experimental. Esse Blog poderá conter textos em fase de confecção, em produção parcial, em processo de revisão e/ou postados por alunos em fase de adaptação à seleção de conteúdo ou produção de textos literários.

terça-feira, 27 de março de 2012


COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO

  Redação é tudo aquilo que se redige. Pode ser um trabalho extenso ou apenas um período. Resolvi publicar este texto, depois que conclui meu estágio do Curso de Letras numa escola pública. O objetivo, além da oportunidade de ajudar a alguém, é mostrar que o ensino público é de qualidade, se o professor for de qualidade e estiver inteiro naquilo que faz.

   A produção de textos é algo que você faz por meio da palavra escrita. Transforma ideias e sentimentos em frases unidas pelo sentido como faz na língua falada quando conta, por exemplo, um fato, uma história. Produzir um texto é atividade muito importante. Quem quer tornar-se escritor, deve escrever, no mínimo, uma página por dia.

  Para fazer bonitos e criativos trabalhos – disse a professora Nilma Durães Lopes Lima - procure seguir estes conselhos.

1 – Antes de tudo, concentre-se, reflita, imagine, procurando ideias adequadas ao tema;
2 – Faça um esquema, um pequeno resumo em que você anotará apenas as ideias mais importantes;
3 – Faça um rascunho da produção de texto em folha separada e, em seguida, o mesmo será corrigido e passado para o caderno;
4 – Prefira frases curtas e abra parágrafo sempre que for necessário;
5 – Ao passar o trabalho para o caderno ou para entregar ao professor, faça-o com letra legível;
6 – A ortografia, que significa “a escrita correta das palavras” é de grande importância na produção de um texto escrito, portanto, sempre treine várias vezes as palavras que você errou e que foram corrigidas pelo professor.
6 – Releia sempre o que você escreveu.
Concluindo o Plano de Escrita, foi perguntado: Quais dessas sugestões você não usava? Os comentários dos alunos foram diversos, e, contribuíram sobremaneira para a construção do conhecimento.

Por último, faça você mesmo uma critica de seu trabalho:

- O título é coerente com o contexto?

- O título antecipa a visão de mundo que apresento no texto, seja ela de concordância ou de discordância? Em outras palavras: o título antecipa a posição que você ou o autor do texto lido pretende abordar?


Publicado por Ionára Lima Carraro 3° Período de Literaturas

Um comentário: