O que chama
muito a atenção nas obras do Monteiro Lobato é a ambiguidade, justamente o que
gera esta discussão acerca do racismo ou não do escritor. Especialista em
educação infantil veem hoje com reservas alguns dos valores transmitidos pela
Literatura infantil de Lobato. Um deles, por exemplo, é o enfoque dado aos personagens negros. Observe este trecho em que Emília fica brava com a negra e
serviçal Tia Anastácia:
“- Cale a boca [...] Você só entende de cebolas e
alhos e vinagres e toicinhos. Está claro que não poderia nunca ter visto fada
porque elas não aparecem para gente preta. Eu se fosse Peter Pan, enganava
Wendy dizendo que uma fada morre sempre que vê uma negra beiçuda...
- Mais respeito com os velhos, Emília – advertiu Dona Benta. – Não quero que
trate Nastácia desse modo. “Todos aqui sabem que ela é preta só por fora.”
Tia
Anastácia, por exemplo, é um poder que representa a presença da cultura e saber
popular, um saber mágico, empírico, fruto do conhecimento da vida pelo seu
exercício real.
Se o espaço
de Tia Anastácia é a beira do fogão, a marginalidade narrativa do Tio Barnabé, negro velho, concretiza-se no detalhe de sua cabana, localizado nos confins do sítio, um pequeno espaço, doado pela D. Benta, para seu plantio.
Ao mesmo tempo em que Emília faz pouco caso das histórias que ouve de Tia Anastácia, Pedrinho (neto de Dona Benta) enaltece a cultura popular contada pelos negros:
“- As negras velhas são sempre muito sabidas. Mamãe conta de uma que era um verdadeiro dicionário de histórias folclóricas, uma de nome Esméria, que foi uma escrava de meu avô. Todas as noites ela sentava-se na varanda e desfiava histórias e mais histórias”
E o menino ainda conclui:
“- Tia Nastácia é o povo. Tudo o que o povo sabe e vai contando de um para outro, ela deve saber. Estou com o plano de espremer Tia Nastácia para tirar o leite de folclore que há nela”
" Postado por Adeilson S. da Cruz - 3º Período de Letras/ Literaturas, integrante do grupo 3. "
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